[Mini-Game] Tira lá põe cá
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[Mini-Game] Tira lá põe cá
Tira lá, Põem cá!
Tutorial Desenvolvido pela Digital Source Brasil, caso utilizar dê os créditos
Tutorial Desenvolvido pela Digital Source Brasil, caso utilizar dê os créditos
Utilidade:
- Dificil definar uma correta utilidade para isto, mas podemos usar
isto para fazermos alguma porta se aberta se uma chave dela que é uma
balança estiver equilibrada, ou, uma organização de estabulo e assim
vai, diversas funcionalidades e objetivos, exige uma criatividade
aguçada porque de tudo pode ser feito com o sistema.
Exemplo
Organizando o Galinheiro
1º Passo - Faça um NPC que seja o dono(a)
do Galinheiro e também que esteja tampando a passagem para dentro do
mesmo onde tá a maior baderna;
2º Passo - Abra o NPC e digite uma frase
do tipo "Olá! Estou precisando de ajuda para organizar meu Galinheiro,
e eu já tentei de tudo mas não consegui! Você pode me ajudar?", após
isto mostre o Menu de Escolha para que o jogador nem negue
automaticamente ou aceite automaticamente;
3º Passo - Bem após isto acione uma Switch
por exemplo XXX:Entrou no Galinheiro, e crie um novo evento como Inicio
Automático, agora o Dono(a) do Galinheiro vai citar as regras de como
ele(a) quer o Galinheiro organizado, bem não precisa ser exatamente
nesta ordem, você pode colocar como Tamanho, Cor e etc, você decide.
Então ele(a) chega e fala "Olhe lhe darei 2 Minutos e 30 Segundos para
ajeitar meu Galinheiro, é o seguinte na 1ª Àrea eu quero as Galinhas
Brancas, na 2ª eu quero as Pretas e na 3ª eu quero os Pintinhos, quando
completar lhe darei uma recompensa";
4º Passo - Agora chegou a parte de
Configurar o Galinheiro todo, vamos supôr que o Galinheiro é habitado
por 12 Galinhas, 5 Brancas, 6 Pretas e 2 Pintinhos, agora crie o evento
deles e coloque na Frequência em "5" ou "Alta" dependendo do Maker que
estiver usando, e coloque para Fugir do Herói para torna a organização
mais interessante;
5º Passo - Bem você pode criar um Gráfico
com o Char do Herói segurando a Galinha Preta, Branca e o Pintinho para
dar mais capricho mas isto é opcional, e se quiser também pode
pôr/fazer uma placa para indicar a Ordem de Organização no Galinheiro,
como exemplo uma Placa com um Desenho na Parede da Àrea.
6º Passo - Agora com os eventos criados,
você deverá criar as àreas lembre-se de pôr uma cerca fechada sem
qualquer entrada, antes de configurarmos os eventos você deverá criar 3
Váriaveis e 3 Switchs com os seguintes nomes. Variaveis - Qtd. de Galinha Branca, Qtd. de Galinha Preta, Qtd. de Pintinho, Switch - Galinha Branca na Mão, Galinha Preta na Mão, Pintinho na Mão.
7º Passo - Agora passaremos pros eventos, vai no evento de uma Galinha Preta e coloque a seguinte condição:
QuoteIf Switch XXX: Galinha Preta na Mão ON
If Switch XXX: Galinha Branca na Mão ON
If Switch XXX: Pintinho na Mão ON
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
Else
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
Else
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
Else
Switch XXX: Galinha Preta na Mão - SET ON
Switch XXX: XXXXXXX XXXX X - SET ON
End
Faça o mesmo com a Galinha Branca e o Pintinho mas lógico
substituindo a Switch, e lembre-se que isto é no Evento do Animal!
Lembre-se também de que a cada Galinha Preta, Branca e Pintinho mudar a
Switch que faz sumi-lô que é a
Switch XXX: XXXXXXX XXXX X - SET ON.
8º Passo - Agora vamos para a Cerca que
limita as Àreas, crie um evento pela Cerca Toda (Recomendado no 2k/2k3,
caso XP com suporte Anti-Lag) para que quando o jogador chegue com a
Galinha ou Pintinho realize o seguinte comando.
- Àrea da Galinha Preta
QuoteIf Switch XXX: Galinha Preta na Mão ON
Variavel XXX: Qtd. de Galinha Preta Add. 1 (Adicionar mais uma Galinha Preta)
Switch XXX: Galinha Preta na Mão - SET OFF
Else
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
End
- Àrea da Galinha Branca
QuoteIf Switch XXX: Galinha Branca na Mão ON
Variavel XXX: Qtd. de Galinha Branca Add. 1 (Adicionar mais uma Galinha Preta)
Switch XXX: Galinha Branca na Mão - SET OFF
Else
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
End
- Àrea da Pintinho
QuoteIf Switch XXX: Pintinho na Mão ON
Variavel XXX: Qtd. de Pintinho Add. 1 (Adicionar mais uma Galinha Preta)
Switch XXX: Galinha Pintinho - SET OFF
Else
Som de Cacarejo (Ou uma mensagem que passe a Idéia de Ação Nula)
End
9º Passo - Bem agora que você fez tudo
direitinho precisa impôr uma condição para se caso acabar o Tempo algo
aconteça, então faça a seguinte condição:
QuoteIF Time Lower/Equal 0 Min 0 Sec
IF Variavel XXX: Qtd de Galinha Branca = 5
IF Variavel XXX: Qtd de Galinha Preta = 6
IF Variavel XXX: Qtd de Pintinho = 2
"Nossa muito obrigado, você fez um ótimo trabalho. Lhe darei XXXX de Moedas como recompensa!"
Change Money: + XXXX
Teleport to XXX: Galinheiro
Else
"Poxa você não conseguiu fazer tudo a tempo... Muito obrigado pela tentativa!"
Switch XXX: Entrou no Galinheiro SET OFF
Switch XXX: XXXXXXX XXXX X - SET OFF (Desative todas as Switchs das Galinhas e Pintinhos)
Variavel: Qtd de Galinha Branca SET 0
Variavel: Qtd de Galinha Preta SET 0
Variavel: Qtd de Pintinho SET 0
Teleport to XXX: Galinheiro
Else
"Poxa você não conseguiu fazer tudo a tempo... Muito obrigado pela tentativa!"
Switch XXX: Entrou no Galinheiro SET OFF
Switch XXX: XXXXXXX XXXX X - SET OFF (Desative todas as Switchs das Galinhas e Pintinhos)
Variavel: Qtd de Galinha Branca SET 0
Variavel: Qtd de Galinha Preta SET 0
Variavel: Qtd de Pintinho SET 0
Teleport to XXX: Galinheiro
Else
"Poxa você não conseguiu fazer tudo a tempo... Muito obrigado pela tentativa!"
Switch XXX: Entrou no Galinheiro SET OFF
Switch XXX: XXXXXXX XXXX X - SET OFF (Desative todas as Switchs das Galinhas e Pintinhos)
Variavel: Qtd de Galinha Branca SET 0
Variavel: Qtd de Galinha Preta SET 0
Variavel: Qtd de Pintinho SET 0
Teleport to XXX: Galinheiro
End
10º Passo - Após tudo isto teste, proucure
erros teste de todos os jeitos, modos de conclusões da Organização para
que depois não tenha nenhum bug, e lembre-se de explicar tudo
direitinho pro jogador não se perder, então é isto Joguinho pronto.
Créditos: Digital Source Brasil
Re: [Mini-Game] Tira lá põe cá
Screeens ajudariam no desenvolvimento.
Tirando isso, ótimo tutorial, parabéns.
Até mais,
M3T.
Tirando isso, ótimo tutorial, parabéns.
Até mais,
M3T.
M3T- Rei
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